Páginas

sábado, 23 de maio de 2020

CLARICE LISPECTOR – Uma vida intensamente poética





     Olá, pessoal, aqui neste post, vou fazer um pequeno comentário sobre o que aprendi e percebi em nossa maior escritora – Clarice Lispector. Isso foi um pedido de uma seguidora do blog.

Quer me ajudar? Clica nos anúncios do blog.

          Clarice não nasceu no Brasil, mas na Ucrânia (Europa), veio ainda criança para o nosso país trazendo consigo algo pouco visto no mundo, uma visão de mundo e uma sensibilidade mística, exótica, espiritualizada e transformadora. Clarice começou a descrever-se em seus escritos ainda jovem. Ela traduzia muito bem sua vida, a sociedade e a existência nas suas letras. Quem olha para os seus livros encontra a alma de Clarice Lispector e quem olha para Clarice vê todo o miolo de seus livros.


Adquira, por apenas 9,90, o livro PDF “Aqui quem manda sou eu – Assumindo o controle”.
Veja


     Ela mostra angústia em sua vida e obra, mas sobretudo entendimento. Aceitação, mas não conformação. Ela é uma escritora incrível, densa e tensa, com uma alma denunciadora da realidade que a cercava aqui no Brasil. Sua psique parece caótica e inquieta desde a infância. Apesar de tantos conflitos, ela é muito dona de si, muito segura, enxuta e ousada. Tinha em si uma peculiaridade, pois seus textos não são puramente para crianças ou adultos, embora cada qual mantenha seus perfis. Os textos de Clarice Lispector, mesmo os adultos, possuem um olhar, em algum momento, de criança.





      Seus textos destaques são: “Perto de um coração Selvagem”, “Laços de família”, “Um sopro de vida”, “A paixão segundo G.H.”, e “A hora da estrela”. Clarice faleceu em 1977, mas se eternizou nas suas letras. Quem lê Clarice, dialoga com sua alma eterna, aprende dela e de si mesmo.


Deseja seguir-me neste blog? É só clicar na caixa SEGUIR ao lado do post.


     Lembrando que, parece-me que os textos de Clarice Lispector, mesmo os curtos como contos, são de grande profundidade de análise do humano e seu universo interior, mas importante também aqui conjecturar das ações escritas de Clarice Lispector que ela não trata, como foco, apenas da psique humana e nem de sua relação externa com a sociedade em que vive, mas desse espaço intersectório entre o externo e o interno onde ocorrem os conflitos principais da alma humana, em que o conflito concreto e o abstrato se confundem.



LINKS ÚTEIS
Veja mais #reflexoesdemagnoholanda   *EM TODAS AS REDES SOCIAIS

📚 Conheça a página [fan page] do professor MAGNO HOLANDA  - https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda




📧 Assine gratuitamente a NEWSLETTER do blog e receba conteúdo exclusivo: http://magnoholanda.blogspot.com.br/

📷 INSTAGRAM: @magnoholanda1977

️ Para dúvidas sobre conteúdos e livros: magno.holanda@hotmail.com

💰 Contato para doações para publicação dos livros de MAGNO HOLANDA:  magno.holanda@hotmail.com

ANÁLISE DE TEXTO É PENSAR A SI MESMO




      À princípio entendo que é importante lembrar que o texto, seja ele qual for, deve ser entendido em seu contexto, como o tempo em que foi escrito, por quem foi escrito (consciência da vida e obra do autor até aquele momento), o espaço em que foi escrito, o leitor, entre outros fatores aqui não citados. Entre esses fatores citados, faço aqui distinção ou destaque para o leitor e seu mundo externo e interno como pontos marcantes para uma análise mais ou menos objetiva.

Deseja seguir-me neste blog? É só clicar na caixa SEGUIR ao lado do post.

     Importante também ressalvar que essa intensidade objetiva pode significar que uma interpretação seja mais verdadeira ou melhor entendida que outra do ponto de vista geral e acadêmico, mas não necessariamente do ponto de vista particular e subjetivo, pois o leitor não pode oferecer a si (ou a outro) e nem exigir de si o que não tem.




OU


     O leitor interpreta o texto conforme suas experiências, desejos e necessidades do momento. Daí a interpretação de um texto ser um denunciador do leitor/ interpretador dele dentro de seu processo de desenvolvimento espiritual, intelectual e social. Ou seja, a interpretação (não o texto) fala mais do seu interpretador do que do texto em si, que se torna, nessa análise psicológica, marca de Clarice Lispector, uma metalinguagem.


Adquira, por apenas 9,90, o livro PDF “Crônicas de uma vida”. 
Veja 


      Assim colocado, as interpretações são diversas porque os olhares sobre os textos são diversos. O mundo, o tempo, a vida são diversos. O próprio sujeito único é diverso em si, interpretando o mesmo texto de diversas maneiras, conforme se altera seu currículo de vida.


Quer me ajudar? Clica nos anúncios do blog.


LINKS ÚTEIS
Veja mais #reflexoesdemagnoholanda   *EM TODAS AS REDES SOCIAIS

📚 Conheça a página [fan page] do professor MAGNO HOLANDA  - https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda


📧 Assine gratuitamente a NEWSLETTER do blog e receba conteúdo exclusivo: http://magnoholanda.blogspot.com.br/

📷 INSTAGRAM: @magnoholanda1977

️ Para dúvidas sobre conteúdos e livros: magno.holanda@hotmail.com

💰 Contato para doações para publicação dos livros de MAGNO HOLANDA:  magno.holanda@hotmail.com

domingo, 17 de maio de 2020

QUEM SOMOS NÓS...?




Por MAGNO HOLANDA


     Nessa vida tão complexa que é a vida humana, tenta-se definir o humano de forma tão simplista que nos deixa contrariados quando pensamos um pouco a si e nossos atos. Uns dizem que somos o pensamento, outros que somos as escolhas, outros que somos bons e aprendemos a ser maus e outros ..., e outros...

     Cristo pergunta: O que vós dizeis que sou?





     Não somos apenas o que fazemos, nem o que pensamos (que é um fazer interior). O que fazemos nos mostra para o outro, que está fora de nós, como a imagem que nos escapole ou que queremos mostrar para si e para a sociedade. Mas também somos aquilo que pensamos, que desejamos, que negamos, que escondemos e que, por vezes, nos escapole nas águas da comunicação verbal ou outra qualquer, normalmente contida e presa, mas louca por liberdade.

     Somos também o nosso escondido e misterioso ser interno. Somos prostitutos, ladrões, mentirosos, santos, confiantes, honestos entre outros perfis nosso. Agora, na nossa luta e no nosso diálogo interno, decidimos o que vamos materializar, mostrar fora.


Deseja seguir-me neste blog? É só clicar na caixa SEGUIR ao lado do post.


     Fui tantas coisas práticas na vida. Fui idôneo, tolo, bom, mau, inteligente, ignorante. Fui santo, devasso, fui sonhador, desencantado, fui de fé, ateu, fui tantos no meu tempo. Fui uma multidão. Quando eu era menino costumava ser o Nelson Piquet!!! Corria pela Beneton!!! Fui imitador dos outros e de mim, trabalhador e preguiçoso. Fui, sou e serei tantos. Fui uma diversidade vertical e horizontal no passado, assim como sou hoje, e também o serei mesmo após minha morte, onde partículas de mim se espalharão na existência tornando-se outros numa nova conjuntura. Minhas ideias, meus feitos, meus sentimentos, minhas lembranças não terão vida longa, mas se eternizarão enquanto puder.


Adquira, por apenas 9,90, o livro PDF “AQUI QUEM MANDA SOU EU”. 
Veja https://magnoholanda2.wixsite.com/website/shop



     O humano, em seu desconhecimento de si, declara que busca, quer e constrói um mundo melhor. Suas práticas, às vezes, até aparentam isso mesmo, mas seus resultados a curto, médio e longo prazo mostram a monstruosidade de nosso ser inidôneo e egoísta demasiado. Ainda estamos num processo lento de autoconhecimento e socialização para preservação e si e da humanidade. Hoje somos isso, mas amanhã, o que seremos?

     ... seremos?

LINKS ÚTEIS
Veja mais #reflexoesdemagnoholanda   *EM TODAS AS REDES SOCIAIS

📚 Conheça a página [fan page] do professor MAGNO HOLANDA  - https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda


📧 Assine gratuitamente a NEWSLETTER do blog e receba conteúdo exclusivo: http://magnoholanda.blogspot.com.br/

📷 INSTAGRAM: @magnoholanda1977

️ Para dúvidas sobre conteúdos e livros: magno.holanda@hotmail.com

💰 Contato para doações para publicação dos livros de MAGNO HOLANDA:  magno.holanda@hotmail.com

domingo, 10 de maio de 2020

SEM PAPAS NA LÍNGUA





Por MAGNO HOLANDA

     Olá pessoal, vamos refletir um pouco sobre a importância e necessidade de falar as coisas e qual a motivação para isso. Temos a necessidade de comunicar, pois tudo na vida comunica. O silêncio, a roupa, o gesto, as palavras, o universo, as células, enfim tudo traz em si a comunicação. A comunicação é a alma da existência.


   Quer me ajudar? Clica nos anúncios do blog.


     Tenho vontade de comunicar, de dizer. Embora minhas palavras falem de mim (tudo é uma metalinguagem, ou seja, antes de falar do outro, você sempre fala de si mesmo. Você é denunciado por suas palavras, por seu silêncio, entre outros), não tenho sempre a intenção consciente de falar sobre mim. Às vezes tento me esconder dos outros e até de mim.




     Eu não pretendo ser um curador de almas. Quero apenas transmitir as sensações, observações e, em poucos casos, minhas experiências de vida através das palavras. Que a missão curandeira de alma fique para o Espírito do Divino salvador.

     É preciso ter muito cuidado com o que se diz, a quem se diz, como se diz, qual a motivação e importância para se dizer. Pense nisso quando for dizer.



Adquira, por apenas 9,90, o livro PDF “Aqui quem manda sou eu – Assumindo o controle”.
Veja



     por vezes defendemos algo que não acreditamos, simplesmente pelo fato de defendermos nosso espaço, grupo ou mesmo missão, assim vivemos uma vida falsa. Isso deve incomodar pra carambar dentro da pessoa. A honestidade nas palavras traz alívio e liberdade. Mas lembre-se de não cair no sincericídio. Nenhum extremo é inteligente e faz bem. Há verdades que não se diz, pois certamente não fará bem. Então por que dizer?

     Talvez falar o que pensamos de fato nos torne diabos para a sociedade hipócrita ou até mesmo para as pessoas próximas, principalmente se ainda não tiverem conhecimento, idoneidade e capacidade intelectiva para interpretar profundamente o dito.




     Falar certas verdades talvez seja o início de nossa desconstrução. Parece polêmico, mas há certas mentiras que são mais sadias que certas verdades. Também é preciso considerar que, diante desse mundo tão misterioso, talvez aquela “mentira” anunciada seja a nossa verdade sem que saibamos disso e, por fim, talvez esse comportamento seja necessário para que as coisas se desenrolem e nosso nome fique marcado em alguma história.

     Comunicar é experimentar Deus, a vida e sua intensidade. Melhore-se, mas comunique-se. Entenda que não há como prender as informações nas grades do corpo. Você pode levar algumas coisas (dados, informações) para a cova (todos fazemos isso), mas jamais conseguiremos ficar sem comunicar.


LINKS ÚTEIS
Veja mais #reflexoesdemagnoholanda   *EM TODAS AS REDES SOCIAIS

📚 Conheça a página [fan page] do professor MAGNO HOLANDA  - https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda


📧 Assine gratuitamente a NEWSLETTER do blog e receba conteúdo exclusivo: http://magnoholanda.blogspot.com.br/

📷 INSTAGRAM: @magnoholanda1977

️ Para dúvidas sobre conteúdos e livros: magno.holanda@hotmail.com

💰 Contato para doações para publicação dos livros de MAGNO HOLANDA:  magno.holanda@hotmail.com