Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

O VAZIO ENTRE DUAS PESSOAS






O ser humano busca muitas coisas na vida, sobretudo aquilo que satisfaça seu ego e que faça os olhos de seus seguidores saltarem de admiração. Queremos os aplausos o tempo todo. Queremos ser bem-sucedidos, o emprego dos sonhos, carros, muito dinheiro, prazeres, entre outras coisas, não é mesmo? Mas, certamente, o que mais ansiamos é o amor de um relacionamento bem sucedido. É ou não é? Temos aprendido historicamente que a felicidade está em encontrar uma pessoa que nos complete. Algum leitor já deve ter ouvido falar nisso. Conheço uma amiga que tentou se matar diversas vezes, porque seu namorado na época era tido como o grande amor da vida dela e que, sem ele, ela estaria sem sua outra metade. Isso é sadio, gente? Fala sério! Ele a traía com suas amigas. Depois de longas brigas e, enfim a separação, ela envolveu-se com outra pessoa que a trata de forma muito digna e honesta. Ela nem lembra que o outro existe. Mas ele não era a outra metade, o motivo de viver dela? Ela pensava isso, assim como muitas pessoas pensam e vivem assim, mas ele não era isso. Hoje, ela e Deus constituem sua felicidade. Sempre haverá divergências e vazios entre as duas pessoas, pois somos completos em si mesmos. Precisamos ser felizes em si e não no outro.
O que mais aconselho às pessoas é que jamais procurem outra pessoa para poderem ser felizes. Seja em você mesma! Não existe essa coisa de completar-se no outro. Você já é inteira! Só precisa entender isso. Nenhuma pessoa, por mais perfeita que seja, é capaz de completar o sentido da existência de outra. Elas podem apenas agregar ou não qualidade a nossa vida. Todos, já nascemos completos e sendo partes de um ser maior – Deus.
Mas por que nos sentimos sós e tão carentes? Esse vazio é um problema particular de cada ser humano. Ele só entenderá esse vazio em si quando se autoconhecer. Sim, apenas o autoconhecimento é capaz de esclarecer os vazios de todos nós, assim também aqueles existentes que não nos permitem emendar-se, mas unir-se na intenção e no amor. Jamais em querer que o outro seja tua outra banda. Assim como há coisas que nos separam, vazios, há aquelas que nos unem – o amor. Certo é que o autoconhecimento nos conduzirá a uma consciência universal e cósmica, em que entenderemos que, apesar de nossas individualidades, somos partes constitutivas do Todo maior e, ao mesmo tempo, somos constituídos por seres minúsculos que fazem parte de nosso ser.
Quer ser mais feliz num relacionamento?  Não coloque o outro como complemento de si.  Coloque-se como parte do universo e seja feliz em si mesma. Isso não é egoísmo. A sua felicidade certamente contagiará a relação. Não se complete no outro, mas no Deus interior.
Algumas pessoas vivem a experiência da “solidão acompanhada”. Já ouviu falar nisso? Talvez haja alguém perto de sua casa que é casada, mas que se sente só e triste, mesmo tendo um companheiro há anos. Essa pessoa nunca será feliz, enquanto achar que a felicidade está no parceiro ou em algum lugar fora de si. Nesse tipo de pessoa, o processo de vazio, distância espiritual entre os cônjuges, é muito maior.
Outro caso é daquelas pessoas que se isolam totalmente, de pessoas ou mesmo de relacionamentos. Isso é sadio, meu amigo?  Isso é bom para seu desenvolvimento espiritual e sua auto-realização? Responda, por favor. Pense um pouco comigo, meu amigo. Isolar-se não vai solucionar tal problema. O melhor caminho, como disse, é tornar-se um, assim como Cristo disse: “Eu e o pai somos um”. Isolar-se vai apenas ampliar sua solidão, agora vivida de forma forte e avassaladora, dentro e fora de si. A angústia dessas pessoas é profunda, de sorte que elas desenvolvem até depressões, sensibilidade demasiada ou se tornam duras [insensíveis], por fora. Quando estas pessoas se tornam duras por dentro também, então se tornam zumbis, mortos vivos. Elas não sentem o pulsar da vida. Tornaram-se um com o vazio. Isso normalmente é atitude de pessoas fracas e medrosas, que não se impõem diante dos desafios da vida.
Ainda há casos das pessoas que buscam realizar-se ou encontrar-se nas pessoas que são totalmente diferentes de si. Isso é um perigo! Quanto mais diferente for o outro, maior será o vazio entre ambos, nesses casos apenas um profundo amor para mantê-los unidos. Só o amor é capaz de ligar pessoas tão distantes. Não, meu amigo, faça um favor a si e não caia nessa história de que os opostos se atraem. De fato pode até se atrair, mas, quase sempre, para um relacionamento infeliz, em que um quer ir para a direita e o outro para a esquerda. Tenho um amigo, que era apaixonadíssimo por sua então namorada, mas ambos eram totalmente diferentes. Havia um imenso vazio entre eles, apesar de se amarem. Até hoje, segundo ele, se amam nos olhares, sem se tocarem. Não se querem mais. A bíblia nos pergunta: “andarão dois juntos se não concordarem?”.
Uma das maneiras de evitar o sofrimento proporcionado por este vazio entre as pessoas é dar chance para seu coração amar alguém que seja mais próxima daquilo que você é, evitando, assim, brigas, discordâncias e sofrimentos desnecessários. É triste ver pessoas diferentes tentando transformar à força o outro naquilo que elas são.  Diga, meu amigo, não seria mais fácil e menos angustiante se envolver com alguém igual do que se envolver com alguém diferente e tentar torná-la igual? Veja bem, caro leitor, ainda acrescento aqui que essas pessoas “transformadas” no que o outro quer quase sempre sofrem mudanças externas, apenas para agradar seu parceiro, mas ficando com um vazio, que os distancia, corroendo dentro de si, pois foram de certo modo escravizados. Sim, é assim que essas pessoas se sentem. Elas foram tornadas infelizes no seu relacionamento para fazer o outro feliz. Há uma certa grandeza nisso, mas não é o caminho mais interessante, pois num relacionamento interessa que ambos sejam felizes. Isso sim diminui o espaço existente entre ambos. Qualquer transformação só é bem sucedida quando ocorre na mente, num processo de autoconsciência. Quando não acontece assim, meu amigo, tenha certeza de que a pessoa não consegue permanecer daquela forma por muito tempo e, termina voltando a ser como antes ou talvez bem pior.
Enfim, para terminar esse texto, quero dizer que as pessoas que diminuem essas diferenças são aquelas que são mais próximas do que você é e aquelas que somam qualidade a sua vida. Essa harmonia é tão forte que mal percebemos que são dois corpos que se unem. Quase imperceptível. Mas lembrando que sempre haverá essa divisória, pois relacionamento totalmente perfeito é utópico. A vida é constituída de momentos difíceis e bons, harmônicos e caóticos. Faça que os momentos de harmonia e prazer prevaleçam em seu relacionamento, tomando atitudes inteligentes e fazendo boas escolhas, principalmente, na hora de escolher seu parceiro.

 Abraço do Prof MAGNO HOLANDA


PARTICIPE DE MINHAS REDES SOCIAIS:

         




Um comentário:

  1. ADQUIRA JÁ NO NOSSO LIVRO.
    “POR QUEM VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?”
    Tá esperando por algo, por alguém? Tá esperando que surja a pessoa ideal ou que seu cônjuge se transforme naquilo que você espera dele? Tá esperando que as coisas aconteçam? Então leia este livro e melhore suas ideias e expectativas.
    https://go.hotmart.com/I11477988W

    ResponderExcluir