Páginas

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

UM JARDIM ABANDONADO



Amigo (a) leitor (a), estou aqui para falar sobre os cuidados que se deve ter com sua própria vida para deixá-la mais agradável e interessante.
Outro dia uma amiga me falou que a vida dela era frustrada e desagradável. De imediato a perguntei sobre quais escolhas tem feito para melhorar aquilo tudo. Ela respondeu que pouco e que só pensa em beber demasiadamente e ficar com “os caras”. As pessoas muitas vezes confundem e pensam que “curtir a vida” é viver de toda maneira e experimentado qualquer porcaria. Metaforizando, podemos dizer que comer bem não é comer quantidade, mas com qualidade. A vida é assim, meu amigo, minha amiga. Viva! Divirta-se! Ela é curta demais, então seja feliz o máximo possível, mas não de forma qualquer, pois aproveitar a vida é vivê-la com qualidade e de forma inteligente, pois afinal, cabeça foi feita para pensar.
Quem deseja ser feliz e ter uma vida aromatizada, precisa cuidar do jardim interior, atrair sentimentos bons, harmonizar-se consigo e com a natureza, sentir sua alma um pouco livre, pois a maior sensação de felicidade ocorre quando o indivíduo se sente livre e, esta é uma das árvores que deve ser cultivada em seu jardim. Não torne sua vida seca e feia, mas ague com as águas do Espírito.
O processo de tornar um jardim seco em um brilhante jardim não é fácil pra ninguém. Mas é necessário dar o primeiro passo para que a cada dia se observe, rápido ou lentamente, as plantas e flores desabrocharem, os pássaros, abelhas, borboletas, entre outros se chegarem. Faça as escolhas certas, as melhores possíveis para tornar sua vida mais leve e encantadora.
Outro dia um rapaz fez uma ultrapassagem indevida por mim e seguia absurdamente para passar numa brecha entre um ônibus que vinha e o carro que ia. Se o motorista não brecasse, aquele rapaz teria morrido. Ele não estava preocupado com a própria vida. Isso mostra que em seu interior há apenas um vazio ou seco jardim. Quem se ama, meu amigo, minha amiga, se respeita e toma as melhores decisões, escolhe caminhos de felicidade e alegria e não de ilusão e morte, portanto, haja o que houver, respeite-se, ame-se e se autovalorize, buscando sempre o bem de si e dos outros.
 Abraço e que Deus esteja com você sempre

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS  DO PROF MAGNO HOLANDA. AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505-4


sábado, 26 de novembro de 2016

O FUTURO CRESCE





Meu caro amigo leitor, as pessoas tentam viver a vida às cegas, ou naquele movimento de “deixa a vida me levar, leva, leva eu”, ignorando o poder e a influência de nossas escolhas para construção do futuro de si, de outrem e da sociedade. Não adianta pensar que ele não existe, que não chegará e nem fechar os olhos, pois, em breve ele estará diante de você. Não há como fugir do futuro, pois ele está bem ali na sua frente e daqui a pouco se tornará de alguma forma o seu presente. Como será esse futuro que se apresentará a você é uma coisa bem complexa de entender, mas facilmente de entender que você influencia bastante na sua característica, pois você é o principal agente, mesmo que cruze os braços e fique passivo ou inerte diante dos dilemas que a vida te apresenta. Gina sempre foi uma moça linda, sensual, e desinteressada no futuro e vivia na brincadeira do presente. Nada de estudar e ria de quem o fazia. Hoje é mãe de três filhos desempregada, desmantelada e sem perspectiva alguma. Vive lutando para apenas sobreviver.
Algumas pessoas acham que o futuro é algo distante e que nunca chegará. Verdade é que o teu passado e teu presente já foram um futuro um dia e é um início do futuro. Por isso, é preciso ter consciência de que suas ações e omissões de hoje já são movimentos do futuro, pois ele, o futuro, depende muito de seus movimentos, de suas escolhas, no passado e no presente.
Não vou sair por aí gritando e mentindo, dizendo que depende exclusivamente de suas escolhas, pois não é bem assim que funciona. Você sabe muito bem disso. A vida não é tão simples assim. Ou seja, na complexidade da existência, como se diz no ditado popular, “a batida das asas de uma borboleta do outro lado do mundo é capaz de gerar um furacão por aqui”. Meu amigo, seu futuro e de seu povo não depende apenas de você, mas também de outras coisas, pessoas, acontecimentos escolhas, espiritualidades, entre outros seres contribuintes para construção do mesmo. Porém, meu caro amigo, em quase todas as situações e/ou história de vida, numa situação democrática, o sujeito é quem decide ou mais influencia a construção de seu próprio futuro e a velocidade com que esse futuro se aproxima do mesmo.
Não seja tolo, meu amigo, pois querendo ou não, crendo ou não, o futuro que você plantou chegará até você, caracterizado por suas escolhas. Então, meu amigo, pense sobre o tipo de futuro que deseja. A partir desse raciocínio, tome atitudes na direção do mesmo, alimente-o, faça-o crescer, surgir diante de si. Caso não faça assim talvez você esteja criando um monstro que irá te engolir. É isso que deseja? Não? Então mãos a obras. Grande Abraço e que Deus esteja com você!

MAGNO HOLANDA

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS  DO PROF MAGNO HOLANDA. AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505-4

domingo, 23 de outubro de 2016

NÃO TENHO BOAS NOVAS




Caro amigo leitor, a existência é uma infinidade e complexidade de combates por todos os lados, dentro e fora de si, visíveis ou invisíveis, onde ora afetamos ora somos afetados, mas verdade é que sempre, de alguma forma, em níveis diferentes, afetamos e somos afetados ao mesmo tempo. Certo é que em meio a esses embates ora somos escravos ora somos senhores, ora vencemos, ora perdemos, ora perdemos e vencemos ao mesmo tempo.
Quando medimos esse processo dentro da mente humana, percebemos as pessoas que são derrotadas antes mesmo de entrarem numa luta. Muitos são empurrados para a batalha, pois não vão por iniciativa própria porque a covardia não lhes permite tal feito. Preciso aqui registrar que há alguns que perdem no corpo, mas nunca na alma. São mártires da existência. Ou seja, eles são severamente afetados no corpo e seus teres, mas nunca na alma, que permanece intacta, preservada, chegando a dizer que o outro não tem poder algum sobre ele como o fez Gandhi diante de tantas ameaças e Cristo quando Pôncio Pilatos disse que tinha poder para livrá-lo, então Cristo disse: “Não tens poder algum sobre mim, a não ser que seja te dado do Alto”. Esse tipo de pessoa, pode até perder fora, mas dentro é uma fortaleza. Seja imitador de Cristo.
Meu amigo, existem milhões de pessoas no mundo que são depressivas porque não se valorizam, que se deixam envenenar por pensamentos negativos que em nada contribuem para seu bem estar e qualidade de vida. É preciso olhar a vida de forma positiva e perceber suas boas novas. Isso não impede que você veja a vida como ela é, com toda a realidade possível, mas é a fé que há dentro de você que o leva a superar os problemas. Como disse, não estou aqui falando em iludir-se, mas em reconhecer seus poderes e suas capacidades. Ainda registro aqui que a auto-ilusão também tem sua força e atua na maioria das pessoas. Ela precisa ser canalizada para o bem, caso que não ocorre na maioria dos casos. A auto-ilusão é necessária de vez em quando, pois aumenta e impulsiona certos comportamentos, além de amenizar certas dores insuportáveis em determinados momentos.
 Iludir-se pode ser sim um ato de loucura, mas também de inteligência, no consciente ou inconsciente. A ilusão também é um instrumento na batalha interior e exterior de cada pessoa e suas relações para dentro e para fora de si. Mas é preciso ter muito cuidado, pois este caminho parece bonito e fácil, porém é muito perigoso. Bom mesmo é ter consciência de seus poderes, se autoconhecer e se autovalorizar, lançando mão da fé, poder maravilhoso que há dentro de cada pessoa e que as faz mover montanhas. Não estou falando das pessoas que gritam que tem fé, mas não a pratica. Isso é venerar defunto. Falo da fé que seja um poder atuante. Ela precisa ser viva! Intensa! Louca! Por isso falo dos valentes, lutadores, dos que estão caminhando em direção aos seus sonhos.
 Meu amigo, minha amiga, você não pode ser um transmissor de pesadelos, de energias negativas e pessimistas. As pessoas que agem assim não possuem vida de qualidade e tentam impedir o contentamento dos outros. Tipo, se não sou feliz, preciso fazer os outros infelizes também, numa inveja desgraçada do sucesso dos outros. São pessoas escuras e que escurecem a vida dos outros. Leve o exemplo de Cristo como as boas novas de Deus e da vida e traga a luz da fé para quem te olhar. É muito bonito ver uma pessoa que, mesmo em meio ao sofrimento, sorri e acredita no bem e na vida e em Deus, não permitindo que nada abale a sua fé, a sua alma, como bem disse o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate. Acabei a carreira e guardei a fé”.
 Abraço e que Deus te abençoe sempre!

Prof. MAGNO HOLANDA

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO. AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505-4


sábado, 8 de outubro de 2016

AINDA NÃO TE DEI PARABÉNS!



Olá, meu caro amigo leitor, hoje falaremos sobre a importância de ver, acompanhar e parabenizar o outro por seus feitos. Não existe alegria maior do que ver uma pessoa nos parabenizando por algo que fizemos ou expressamos ou omitimos, não é mesmo?
Reconhecer os erros dos outros e fazer críticas a respeito é algo já inerente à sociedade atual que vive se colocando como juíza dos outros. Passamos o dia todo observando o comportamento do outro e aquilo que fala para, sentado em nosso trono, julgá-lo. É ou não é assim? Parece que temos um prazer maior quando julgamos o outro mal, pois assim estaremos, segundo o nosso julgamento, acima do réu.
Poucas vezes vemos pessoas se elogiando e parabenizando o outro. Parece até que elogiar o outro dói na alma da pessoa e, talvez doa mesmo em seu ego inflamado e invejoso. Mas é bom saber que, se por um lado somos capazes de trocar energias escuras, fazendo críticas destrutivas, por outro lado , quando elogiamos, crescemos em respeito e amizade. Certamente que a outra pessoa estará envolta em energia branca e também começará a nos enxergar de outra maneira.
Meu amigo, parabenize! Não deixe de elogiar seus filhos, sua esposa, sua família, seus amigos e conhecidos. Mostre o quão importantes eles são para você e que você os acompanha de alguma forma. Incentive-os na prática do bem através de um simples PARABÉNS.
Elogiar, meu amigo, raramente faz mal, pois sua essência é o bem. Quer construir relacionamentos melhores e mais leves? Então elogie, parabenize o outro! A outra pessoa se sentirá melhor ao seu lado e mais motivada para compartilhar seus feitos, além de possivelmente retribuir sua gentileza.
Nunca elogiou? O que passou, passou. Dê novos rumos aos seus relacionamentos. Como diz o ditado, “Não adianta chorar por leite derramado”. Esqueceu-se de um momento importante da vida de uma pessoa querida? Não elogiou ou parabenizou uma pessoa importante por algum motivo tolo? Não se desespere! Seus problemas acabaram! Não vou indicar “as organizações Tabajara” do Caceta e Planeta [Antigo programa de humor da Globo]. Vou indicar que você esteja presente de alguma forma e daqui por diante parabenize sempre. Mostre um trato diferente e alegre o coração das pessoas.
 Abraço e que Deus te abençoe sempre!!!

Por Prof MAGNO HOLANDA


SIGA O PROF MAGNO HOLANDA NO TWITTER  
https://twitter.com/profmagnoholand


FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DO LIVRO. AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505-4


sábado, 24 de setembro de 2016

A IGREJA NÃO É PALANQUE POLÍTICO!



Durante essa semana, entrei em contato com diversas pessoas religiosas que reclamaram de políticos pedindo votos dentro e em frente a suas igrejas e sob orientação dos pastores "O crente que é crente tem que votar no candidato fulano de tal". Uma senhora se disse muito triste com o comportamento de seu pastor como cabo eleitoral. Muitos membros indignados. Esses membros têm razão. A igreja deve orientar os seus fiéis a votar com honestidade e amor ao próximo e não oferecer seu altar aos políticos, pois desta feita estaremos nos igualando àquela sujeira da igreja medieval. Pastor, padre ou outro líder, comprando voto? Isso causa náuseas, minha gente. Não foi para isso que Cristo nos chamou. Muitos já me chamaram para ir a suas igrejas para pedir votos (quando fui candidato e militante). Não faço isso! Nego-me a isso! devemos ir a igreja com outros propósitos. Perdoem-me se eu estiver errado, mas essa é minha fé. Não acredito na honestidade desses aproveitadores do templo de Deus. Deus abençoe a todos!
MAGNO HOLANDA

sábado, 10 de setembro de 2016

BODOCONGÓ E O DESCASO COM A NATUREZA







Caros amigos, quando criança [*não faz muito tempo, apesar de dizerem que assisti a morte de Cristo ao vivo, que fiz a leitura dos dez mandamentos antes de Moisés quebrá-lo e que carreguei as tábuas da arca de Noé], eu, juntamente com irmãos e colegas, brincávamos nessa região da alça sudoeste. Fui morador do conjunto Severino Cabral e do Dinamérica [conjunto das caixas ], divisa com as Malvinas. Mas mesmo sendo tão distante, íamos desbravar e descobrir as belezas da flora e fauna da região. Podíamos ver e contemplar ali uma mata quase virgem e, sobretudo, muitas pequenas nascentes de água doce, que davam origem a pequenos córregos de água, vindo ora da banda da fazenda do Ó, ora da fazenda onde hoje está o Hospital do Trauma de Campina Grande/PB, principalmente aquelas que se juntavam às sangrias dos açudes da fazendo do Ó, no morro de Bodocongó e da Alça sudoeste, levando, nos períodos de chuva, muitos peixes em seus leitos rasos. Lembro-me muito bem que a comunidade pescava os peixes com as mãos ou com pequenas cestas. Hoje, infelizmente, os córregos foram transformados, por uma política de destruição da natureza, em vias de esgotos. Foram atitudes pouco inteligentes, como ocupar uma área verde, destinada a ser praça, com pequena nascente, montando ali a “integração” de ônibus. Ainda há algumas pequenas nascentes ao lado do hospital do Trauma e que nem de longe são preservadas. A previsão é que sejam aterradas nos próximos meses, assim como foram os mais de 20 açudes e barreiros da região, restando apenas 2, junto a alça sudoeste.
A fauna e a flora da região eram riquíssimas, onde havia árvores frutíferas como pé de goiaba, de manga, de umbu, de caju, de jaca entre outros. A fauna era realmente incrível com pássaros e animais como o gavião, o falcão, o carcará, o urubu cabeça vermelha, periquitos, a coruja branca e campeira, o gaturão, o anum preto e o branco, rolinhas diversas, o papo de fogo, o canário da terra, galo de campina, papa capim, golado, bigode, azulão, galinha d’água, caranguejeiras diversas, cobras diversas, lagartos diversos, camaleão, teju, preás, coelhos silvestres, raposinhas, entre outros. O local dessas espécies hoje é o conjunto habitacional ou loteamentos habitados pela espécie menos inteligente: o ser humano.
A serra de Bodocongó é famosa pela sua beleza e pelo acidente de avião do comediante cearense Renato Aragão “Didi Mocó”, onde há ainda hoje uma capela à nossa Senhora no alto do morro. Do outro lado, na sudoeste, o então prefeito, cuidou em fazer o lixão, desfeito anos depois, devido ao crescimento da cidade na direção da alça. Aquele local foi uma das partes mais belas e encantadoras de Campina Grande, onde muitos pássaros faziam seus ninhos e davam voos rasantes para proteger seus filhotes. O local era uma obra de arte, com grandes árvores e campos elíseos. Demais! Mas nossas mentes políticas “brilhantes” acharam por bem por lá o lixão.
Os conjuntos que foram aglomerados de Bodocongó [Ramadinha 1 e 2, Chico Mendes, Meu sonho, Sonho meu, Mariz, Serrotão e Severino cabral] estão se tornando uma selva de pedra, sem fauna e sem flora. Atitude puramente ignorante! Somos inteligentes? Diga-me, por favor, onde estão as praças verdes com áreas de esportes e lazer que deviam existir em todos os conjuntos? Quantas praças temos nesses conjuntos? Nenhuma? É essa a resposta? Acho que há alguns espaços secos ou repleto de matos, que deveria ser praças, mas que estão largados ou sendo cedidos à empresa de ônibus. Outro dia, fui fazer uma reclamação nas redes sociais e fui criticado por aquele grupo de militantes prostitutos e que defendem apenas seu próprio bolso.

Devemos, todos nós, lutarmos por uma cidade que nos proporcione mais qualidade de vida, preservando dentro do possível um pouco do verde e de nossa fauna e flora.

domingo, 14 de agosto de 2016

O AUMENTO DA ANSIEDADE: A pressão social





Por MAGNO HOLANDA



     Durante a história da humanidade, desenvolvemos cada vez mais o interesse pelo TER, pela ganância e pela centralização exterior de nosso ser. Passamos a construir o nosso SER a partir de nosso TER, pois para a sociedade é preciso ter para ser.  A consciência tem sido construída em cima de estruturas nada saudáveis à alma e, consequentemente, ao corpo. Ao invés de direcionar a construção do ser com base no seu desenvolvimento espiritual e na consciência social e cidadã, fomos buscando espaços nada interessantes à qualidade de vida e pouco saudáveis à humanidade. Ou seja, buscamos um sucesso fora e uma derrota dentro.

   Chegamos à modernidade com muitas doenças mentais, depressões, loucuras, ansiedades e outras mais. A sociedade moderna nos obriga a isso. Assim também nossos amigos, vizinhos e familiares ou até mesmo pessoas distantes, exigem de alguma forma que busquemos os bens para que possamos ser através do que temos. Somos instigados a ler, estudar, competir, correr e a viver na paranoia em que mal temos tempo para amar, aproveitar o bem adquirido e contemplar a vida.

      Nessa civilização cada vez mais complexa em que todos querem ser donos da verdade, manipular e ter o direito de fazer o que lhe for interessante [constrangendo o outro a não ter o mesmo direito], a velocidade de desenvolvimento e de informação é incrível e incalculável. As coisas já não são como antes. A velocidade é enorme e até incompatível com nossas experiências e capacidades humanas, por isso, vivemos tão doentes mentalmente, sendo afetados também no corpo.

     Desenvolvemos meios de locomoção fantásticos, velozes e até supersônicos. Tudo em nome da correria da vida. Queremos conquistar mais rapidamente e ser mais capazes naquilo que fazemos. Nessa velocidade, parece que o relógio está sempre a nossa frente, andando cada vez mais rápido, de forma que os dias se passam e não os percebemos. A vida se vai e apenas pensamos que a vivemos. Vivemos sim, mas tudo muito rápido, sem senti-la, observá-la, amá-la, enfim..., vivemos na angústia do viver moderno.

    Esta correria motivada por nossos desejos incontroláveis e insaciáveis e pelas exigências da modernidade, causa danos à nossa alma, que vive aflita e tensa. Estressada! A tensão é tal que, por vezes, o corpo para, mas a alma continua em movimentos plurais. Já aconteceu isso com você, meu amigo leitor? Alguma vez ficou parado enquanto a mente ficou a mil por hora?

     Meu amigo, quando adoecemos a alma, o corpo sente os efeitos. Começa a surgir o estresse, raivas, revolta, impaciência, busca desenfreada por prazeres, começa-se a comer o tempo todo, ver vultos, ter alucinações, entre outros. A ansiedade vai longe e quase pira o corpo e a mente. Você sente o sangue ferver e o cérebro pulsar.

     O ideal é o ser humano correr atrás de seu desenvolvimento, dos confortos, das honrarias, mas sem abrir mão da espiritualidade, meditação, observação da vida, contemplação do amor, pois como disse Salomão “há tempo para tudo”. Então, meu caro amigo, gaste suas energias na busca de seus interesses, mas reserve tempo para acalmar a alma. Um amigo, Luiz, largou tudo para ganhar dinheiro, mas ele dizia amar muito sua mulher e filhos. Depois disse estar arrependido e que num momento de euforia tomou aquela decisão. Ele poderia ter lutado por seu sucesso sem abrir mão de sua família. Ele precisava equilibrar as coisas dentro de si mesmo. Ele não deveria deixar-se dominar por aquela ambição e euforia, anseio, mas vivê-la com sabedoria e certamente não teria perdido sua família.

     Podemos buscar solução nos remédios, como fazem a maioria, mas, não é esse o caminho, a solução. A solução principal não está fora de si, mas dentro de teu ser. Estamos cada vez mais sofridos. Os remédios solucionam ou aliviam algumas tensões hoje e despertam outras amanhã. Aonde iremos parar? Não deixe seu ego dominar teu ser. Faça da ambição um instrumento do bem e não do mal. Viva intensamente, mas de dentro para fora, pois o que tem acontecido é o inverso que causa tantas dores à alma humana.

Abraço e que Deus abençoe a todos!



 SE ESSA PÁGINA O AJUDOU DE ALGUMA FORMA, FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA.
AGÊNCIA 1634-9 CONTA POUPANÇA 35.505- 4 BANCO DO BRASIL *Envie os comprovantes para MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR e você receberá livros do prof. MAGNO HOLANDA, quando publicados, entre outros brindes
------------------------------------------------------------------
LINKS ÚTEIS
Veja mais #REFLEXOESDEMAGNOHOLANDA   *EM TODAS AS REDES SOCIAIS
📚 Conheça a página [fan page] do professor MAGNO HOLANDA  - https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda

📧 Assine gratuitamente a NEWSLETTER do blog e receba conteúdo exclusivo: http://magnoholanda.blogspot.com.br/

📷 INSTAGRAM: @magnoholanda1977

️ Para dúvidas sobre conteúdos e livros: MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR

💰 Contato para doações: MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR  ou WhatsApp 55 83 988884883
PARTICIPE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP REFLEXÕES DE MAGNO HOLANDA
https://chat.whatsapp.com/invite/5gII9Wo9OgLIkRq9w9ZzoQ

sábado, 30 de julho de 2016

OS ANCIÕES DA POLÍTICA BRASILEIRA





Olá pessoal, hoje falaremos sobre uma situação curiosa, principalmente no Brasil, mas que ocorre em todo mundo. Falaremos sobre o comportamento dos nossos velhinhos, políticos. Tá curioso? Então continue lendo nosso texto.
O Brasil é um país maravilhoso e muito capaz. Somos um povo com muitos recursos naturais, fora e dentro de nós, além de possuir um QI muito elevado, mas infelizmente utilizamos nossas ferramentas para praticar o mal, roubar e enganar ao próximo. Infelizmente esse é o tipo de experiência que presenciamos em nosso dia a dia. Em toda esquina, instituição ou eventos há os atos desonestos e corruptos. Isso é sadio, meu amigo? É maduro? Claro que não! Não podemos desistir, desesperançosos, e nem mesmo tentar mudar isso repentinamente. As mudanças são processos e isso, normalmente, requer tempo. Não podemos fazer muito a respeito, pois educação, como disse antes, é um processo, por vezes demorado e, maturidade é um processo que só será despertado se soubermos viver, observando as experiências da vida de si e de outrem e, em seguida, tomarmos as melhores decisões, vivenciarmos caminhos diferentes. Temos que fazer a nossa parte, apenas, e por o foco em nossas ações diárias.
Meus amigos, as nossas crianças já não possuem a inocência de antes, de outros tempos, pois foram trocadas, não por algo superior, sábio, mas por experiências vinculadas às coisas pequenas e às vezes infames da vida. É claro que são os efeitos de nossas escolhas na modernidade, do tempo moderno, mas diga-me, por favor, aonde vamos para com tudo isso?
As pessoas não buscam liberdade. Buscam libertinagem. Nossas crianças e adolescentes aprendem cada vez mais cedo a prostituir-se, enganar, manipular, corromper-se e até riem dos que fazem a coisa correta e honesta. Será que estamos nos caminhos certos em que nossos jovens riem dos que agem corretamente, como se eles estivessem fazendo a coisa errada? Vi na escola uma adolescente ser ridicularizada por comportar-se educadamente, estudar e não ficar com os rapazes. Ela sofria constantemente bullyng, como se estivesse fazendo a coisa errada. Estamos vivendo uma inversão de valores? Responde-me.
“Ah, isso é coisa de adolescente”, diz alguém. Mas digo que estamos aprendendo o que á mau para si e danoso à sociedade, pois outrora não era esse o comportamento dos jovens. O que mudou? Por que mudou? Outro diz: “com o tempo cria juízo”. Mas te pergunto, amigo leitor: o tempo é capaz de mudar essas pessoas ou a consciência delas é que pode transformar seus comportamentos? Bem, sendo verdade ou não o dito, certo é que almejamos que seja assim. Desejamos que as pessoas se desenvolvam e se tornem humanos cada vez melhores por meio da consciência de si e social. Se o tempo corrigisse os desequilíbrios psicossociais, não teríamos tantos políticos, idosos, agindo feito babacas infantis.
Uma nação madura é aquela que possui a força dos jovens e os pensamentos maduros e equilibrados dos seus idosos, antes chamados e anciões. Por isso, a necessidade de respeitá-los, coisa que pouco fazemos, ora porque somos desrespeitosos mesmo, mal-educados, ora porque nossos “anciões” não se fazem respeitar, principalmente aqueles que nos representam nas maiores camadas sociais: nossos políticos.
 O sábio Salomão chega a convocar a população para observar os conselhos dos sábios anciões. Sim, pois este é o lugar deles. Mestres do saber e da vida. Exemplos para os mais jovens. Mas o que temos visto são pessoas que nascem, crescem e morrem canalhas, levando, nas suas vidas, o dito de que pau que nasce torto, morre torto, nunca se endireita. Vemos por exemplo, idosos macabros, diabólicos, canalhas, ladrões e prostitutos, como Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, Marco Pollo Delnero [atual da CBF], Lula, José Genuíno, José Dirceu, Dilma, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, entre outros tantos [A lista é grande]. Eles não conseguem nem mesmo respeitar as próprias ideologias políticas. São pessoas idosas que deveriam mostrar exemplo de maturidade e bondade e não canalhice e esperteza. 
Eles deveriam ser exemplo para a nação , principalmente para os jovens, mas ao contrário ensinam o crime que compensa, o roubo, a corrupção. Isso não é coisa que se faça com uma nação. Essas pessoas idosas, mas não idôneas, deveriam ter vergonha do que fizeram da própria existência e das coisas que fizeram na vida. Elas deveriam pedir desculpas à nação brasileira se tivessem o mínimo de autoconsciência social e um pouco de dignidade.
Ainda bem que restam alguns poucos remanescentes e equilibrados que mantem sua educação e sabedoria, tornando-se cada dia um exemplo bom e uma pessoa melhor. Sejamos idôneos em nossa juventude, em nossa velhice, em qualquer tempo. Sejamos exemplo para os que vierem depois e construtores de uma sociedade mais digna e livre!!!!


MAGNO HOLANDA


sexta-feira, 15 de julho de 2016

A ETERNIDADE DE DEUS

            

.... meu caro amigo leitor, a eternidade não é eterna como muitos propõem e propagam. Ela é eterna em si mesma, na sua profundidade e essência, mas não é fora de si, pois, em sua exterioridade, a eternidade é um tempo limitado por outro tempo eterno, ou seja, por outra eternidade. Cada tempo eterno está envolto e penetrado dentro de outra eternidade maior e assim por diante. Aonde isso vai desaguar.....................................?..... na eternidade!
Sempre, ....eternamente..., digo que ninguém e nada é eterno e é ao mesmo tempo. Calma amigo, pois já explico! Dentro da forma particular em que existe nada é eterno, pois, tudo, todas as formas estão em constante transformação, dentro e fora de si. É o que chamamos de morte/vida. Tudo, seja abstrato ou concreto, físico ou espiritual, está em constante agregação e desagregação, ora rapidamente, ora lentamente, quase imperceptível. Por exemplo, podemos citar aquele jargão “aquilo que fui não sou mais”.
Ao mesmo tempo em que essas formas, transformadas, desfeitas a todo o momento, em seu eterno processo transformacional, somem, também reaparecem em junção com outros, assumindo novas formas no tempo, ou seja, se tornam eternas e múltiplas, se perdendo e se encontrando em outras formas com o tempo, sumindo na eternidade, mas... permanecendo eternas em outras formas e lugares...!
Minha gente, essências são mais eternas, mitos são eternos,,, grandes pessoas do bem e do mal se eternizam pelo que fazem e pelo que são e variam cada eternidade experimentada por eles, seus seguidores,  ou mesmo observadores.....! Então, algumas pessoas são, no processo da vida e do tempo, mais eternas que outras, enquanto isso algumas são tão finitas que parecem não ter passado pela vida – vivem de forma insignificante!
Já ouvi muitos dizerem “Deus é eterno”! Você já deve ter ouvido isso também, não é mesmo?  Eu concordo! Deus é mesmo eterno e pode ser ele mesmo a eternidade, porém Deus não é o tempo e, por não ser o tempo, Deus é a eternidade dentro de outra eternidade, que também é Deus. Deus, seja conceito ou o si mesmo, está se transformando e sendo transformado pelo tempo, adequado dentro do tempo eterno. De sorte que nem o conceito de Deus e nem Deus em si mesmo são eternos, pois a cada milésimo de segundo, de tempo, assim como todos os seres que compõem a vida, morrem e vivem, perdem-se e encontram-se, autoconsomem-se para viver. No processo histórico cultural, Elohim não é igual a Jeová, que também difere do Pai apresentado pro Cristo, que também é totalmente diferente das múltiplas divindades do período escuro da idade média, assim também dos dias atuais. Os conceitos de Deus vão sofrendo desgastes com o tempo, vão sendo transformados dentro do tempo, mas... estamos falando da mesma pessoa, que já não é a mesma! Entende isso?
Dentro de sua eternidade, Deus, amigo, é eterno e, dentro de todas as coisas, ele é paradoxal, pois é o mais mutável e mais eterno de todos os seres e, como se diz na música “que seja eterno enquanto dure”. Para finalizar apenas digo, meu amigo: “se eternize e não passe em branco na vida, tornando-se um imitador de Deus”.


Por MAGNO HOLANDA

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA. 


AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL

sexta-feira, 1 de julho de 2016

TRAINDO A FELICIDADE




Olá, meus caros amigos! O que mais perseguimos na vida é a felicidade, não é mesmo? Bem verdade é que na maioria das vezes mal sabemos o que ela é e a confundimos ora com conforto físico, ora com alegria, ora com saúde, sexo, bebedeira, comilança, preguiça entre outras coisas. Ou seja, nós queremos o que não sabemos. Queremos experimentar a sensação e alegria proporcionada por algum prazer e denominamos isso de felicidade. A felicidade está além dessas coisas...
Somos pegos a todo instante proclamando amor à felicidade, mas a traímos por qualquer alegria passageira. Somos capazes de trocar um bem duradouro por algo fútil, por um momento alcoolizado, por um vício, uma festa, entre outros.
Alguns casos de traição à felicidade ocorrem quando o experimentador desta não consegue ser feliz com a felicidade. É um casamento que não rola, não acontece. você deve conhecer aquela pessoa que está acostumada com o sofrimento. é um preso de muito anos que é solto e se mata, pois a felicidade dele está na prisão. Ele não consegue ver sentido na felicidade. Por isso, para ser realmente feliz e encontrar sentido na existência, esse masoquista da vida, precisa sofrer e viver as aventuras da vida no vale da sombra da morte, sem Deus. Só assim a sua mente é capaz de liberar a testosterona, a adrenalina na alma. São pessoas que vivem desempregadas ou sem felicidade no que fazem, em relacionamentos traidores ou violentos, entre outras situações sofríveis da vida, que possam causar sofrimento/felicidade nesse pobre moribundo.
Há outros casos em que as pessoas são tão sofridas e se apequenam tanto que se colocam na vida como desmerecedoras da felicidade. Mesmo que a felicidade venha ao encontro delas, declarando-lhes amor, ainda assim olham desconfiados com medo da dor da decepção. Elas  nunca serão felizes porque se apequenam demais na vida. Então os outros são capazes e competentes para serem felizes, mas quando olham pra si só veem o fracasso e a conformação com seu lastimável estado espiritual.
Em outras situações, as pessoas que “vivem a felicidade” sofrem antecipadamente na perspectiva de que ela não vá durar e que se irá brevemente. Então abre mão da felicidade a sua disposição para viver dentro da perspectiva do sofrimento que pode acontecer, ou seja, antecipam um dor que talvez nunca aconteça de fato, mas que estará sim, bem presente em sua mente criativa de sofrimentos e traidora da felicidade. Meu amigo, liberte-se dese sentimento opressor e vive livremente a felicidade.
Meu amigo, seja inteligente e não viva em sofrimento se você é capaz de ser feliz. Não seja masoquista, não tome gosto pelo sofrimento e não tenha medo de ser feliz. Mergulhe de cara na felicidade, empolgante ou mesmo simples e, dê risadas com a vida e da vida.


 Por MAGNO HOLANDA 

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA. 


AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL

domingo, 19 de junho de 2016

NÃO ERA PRA SER ASSIM...







Olá pessoal!
Por todos os cantos deste mundo há pessoas lamentando por situações que lhes aconteceram e que lhes causaram decepções ou frustrações, ora na ordem da amizade, ora do namoro, profissional ou outro setor qualquer da vida humana.  Quero dizer a todos que tudo o que se passa na vida é um bombardeio de situações somadas, subtraídas, multiplicadas e/ou divididas que levarão a uma nova consequência, acontecimento, ou seja, qualquer coisa que te aconteça depende basicamente de suas escolhas, quando você as tem, mas não unicamente de você, pois por dentro e fora de teu ser, você está se relacionando com o outro, com o mundo e o universo, afetando e sendo afetado o tempo todo. Em algumas situações, suas escolhas terão importância maior, em outras não, serão quase insignificantes. O difícil de tudo isso é saber quando estamos escolhendo de fato e quando estamos sendo induzidos por algum tipo de força interna ou externa, pois, por vezes, pensamos que aquilo que escolhemos é fruto de nossas escolhas e, no futuro, percebemos que, na verdade, alguma força maior nos induziu, constrangeu ou conduziu, ou seja, nos levou até o lugar em que estamos na existência.
Diria o poeta: “O destino me destina, mas o resto eu faço”. Há momentos que o vento sopra a borboleta para longe para um lugar que ela não escolheu ir e, há outros tantos que ela escolhe para onde quer ir e aonde quer pousar. Os acidentes da vida podem ocorrer em ambas às situações, pois a vida não é apenas harmônica, mas também caótica, cheia de altos e baixos e de supresas. Assim acontece também em nossas vidas, meu amigo. Não é mesmo?  Em muitos casos você é forçado a fazer determinadas escolhas e levado por forças maiores a viver determinadas situações que não estavam programadas em sua mente, em sua vida.
Um passo importante na vida é diminuir as lamentações quando as coisas não acontecerem da forma que você queria ou imaginava. Tente fazer a coisa acontecer. Se não deu certo ainda e for possível, então vá adiante e tente outra vez, esforce-se mais ainda. Caso o resultado não seja favorável, então entenda que há forças que são maiores do que você. Apenas não desista fácil. Pelo menos tente fazer algo diferente.
Algumas pessoas vivem se omitindo na vida, passivas em meio aos acontecimentos e sofrimentos da vida ou mesmo praticando as mesmas atitudes, fazendo as mesmas escolhas, mas querendo resultados diferentes. Estas pessoas são as que mais reclamam que as coisas não deveriam ser assim ou estar assim. Você sabe, meu amigo, que as coisas não acontecem assim, simplesmente. As coisas só poderão [haverá possibilidade] de ser diferente se você for diferente. Tomar atitudes ou fazer as coisas de modo diferente não significa que você irá alcançar os resultados desejados, mas significa que suas possibilidades de realização aumentarão consideravelmente. Imagine uma pessoa que estuda e outra que não estuda. Quem passará em concursos ou quem tem maior chance de vencer financeiramente na vida? Diga alto, meu amigo, quem possui maior possibilidade de se dar bem na vida? Imagine pessoas que escolhem seus parceiros apenas por estética, não dando o devido valor ao caráter dos mesmos. Diga-me, por favor, quais as chances que essas pessoas possuem de se dar bem na vida familiar? Tenha certeza de que são bem menores do que aquelas que primeiro escolhem o caráter, não é mesmo? Conheci uma amiga que só escolhida pessoas de má índole para seus relacionamentos, e vivia reclamando de seus sofrimentos e que Deus não tinha pena dela. Ela dizia que merecia um futuro melhor e que as coisas não deviam estar daquela forma. Mas, por que não era pra ser assim, se a parte mais interessada só faz escolhas erradas e pouco faz para que as coisas sejam diferentes?
... não era pra ser assim...? Não tem que ser assim! Você pode fazer uma nova combinação de acontecimentos em sua vida, fazendo escolhas melhores para que os possíveis resultados esperados venham a acontecer ou pelo menos ter uma probabilidade maior de estarem efetivamente presentes em sua vida. Tente construir seus sonhos. Se não conseguir, não tem problema e nem do que se envergonhar, pois fez a sua parte e estará orgulhosa de si e sem murmúrios a fazer. A sua vida já é diferente a partir daí, pois já vive um autoconhecimento maior e em outra  expectativa de vida. Abrace a vida e as possibilidades que ela te oferece, mas se por acaso ela te soprar para outros lugares, então se divirta como as borboletas... e transforme-se... e transforme-se... e viva a vida que tem, ... assim, de ser.....!



MAGNO HOLANDA



sábado, 4 de junho de 2016

A MÚSICA DIVINA





Olá, pessoal! Hoje vou falar sobre esse tema tão sensível à alma humana: a música divina. Não me refiro a qualquer música, mas aquela que encanta e que mexe com sua espiritualidade. Não entro na questão do gosto, mas na identificação da alma com uma determinada música que a eleva até Deus.
A música é muito harmônica... divina. Nasce, às vezes, exclusivamente para um cantor, assim como parece que há pessoa que nasce para outra, para uma profissão, missão etc. Talvez outro cantor arranque dela brilhos, amores e beijos, mas será um caso de amantes, apenas. Veja que as músicas de Roberto Carlos são quase que exclusivamente dele, não tendo o mesmo impacto na boca dos outros.
A música é transcendental, imanente...vai além de sua letra. Parece que sua melodia faz a pessoa viajar por caminhos espirituais, buscando informações que não são inteligíveis ou compreensíveis ao corpo, mas apenas a alma. A maior importância de uma música não está na mensagem de sua letra, mas em sua transcendência harmônica e na incompreensível mensagem espiritual de sua musicalidade. É nela que experimentamos Deus da forma mais suave e encantadora, mas alguns perdem de senti-lo numa música, na arte da existência, numa lágrima, na amizade... em seu próprio espelho. Não perca tempo e deixe a música conduzir o teu ser para o além... misture-se ao Espírito divino e paire sobre a face da terra... sobre as águas... de teu ser..., pois a música penetra teu ser... e faz a tua alma dançar... a música que vem de dentro pra fora... ou mesmo aquela que vem do além...., transcendental,... de algum lugar. Não quebre os movimentos de tua alma. Deixe ela movimentar ... o teu ser... na dança universal. Viva o verdadeiro encontro das almas que se amam... e dançam juntas... a música da vida.
Há cantores de todos os tipos; bons, ruins, medianos, midiáticos, ricos, pobres, poderosos, bonitos, feios etc. Mas o grande cantor é aquele que consegue primeiro entender o papel e a origem da música. Muitos executam bem a música, mas harmonizá-la com a vida, a potência de si, com o cosmo, com os ouvintes e com Deus é para poucos e/ou em poucos momentos mágicos. Não é preciso apenas saber cantar, ter uma bela voz, uma boa gravadora ou coisa assim, mas ter um poder poético dentro de si. Alguns não possuem grande voz, mas são astros da música, porque há um poder poético dentro deles que se harmoniza com a música e alegra aos ouvintes. Veja os casos de Michael Jackson, padre Fábio de Melo, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Zé Ramalho, Bob Marley, Cazuza, Elvis, Roberto Carlos e até do pouco conhecido Robson Monteiro – o anjo, entre outros. São pessoas que encantam seus públicos. São pessoas que têm uma explosão musical e espiritual dentro deles. O poder atuante em suas vidas não pode ser contido, pois explodiu, ali, uma estrela cósmica e musical em seu interior que expande sua musicalidade por todo esse denso universo humano. O canto desses deuses da música ressoa no universo, no ouvido da alma humana, no gemido do oprimido, no monte Olimpo e na vida do além. No show que Michael Jackson fez no Japão há uma harmonia completa de movimentos, sons, musicalidade, danças, expressões, ouvintes e a presença dos anjos de Deus... Realmente universal. Não fez outro show igual. Ali ele conseguiu uma harmonia cósmica. Assim também o show de gravação do DVD “Eu e o tempo”. Tudo muito perfeito e poético. Desde o cenário, aos movimentos, convidados, cores, harmonia do som e elenco musical.
A música tem que ser entendida a partir do universo cósmico e direcionada ao universo humano, pois é nessa mistura que se consegue atingir a alma humana.
Não escuto música por escutar. Ela precisa me dizer algo, me fazer sentir a espiritualidade..., precisa me fazer transcender até Deus, pois a música da vida é cantada com as notas do nome de Deus... é tocada com as batidas do coração Divino, acompanhando o ritmo de sua respiração. Às vezes tapamos os ouvidos para não ouvi-lo, mas ele é uma música que toca dentro e fora de nosso ser: como não escutá-lo se tanto o barulho quanto o silêncio falam de seu nome, tanto o trabalho, o pensamento e a ociosidade lembram o seu olhar... lunar, raro e musical?
O canto dos deuses ressoa da eternidade, formando a magia da vida e a essência da própria poesia... de uma harmonia muito maior que os seres individuais, pois tem caráter universal.
Todas as manhãs, consigo perceber o canto dos pássaros para Deus e para os deuses. Aquilo parece que torna a vida mais fácil de ser vivida, parece que a existência torna a alma mais florida... encantada. Recebemos através da música a fala mais clara do Deus misterioso, amenizando nossas ânsias e angústias e deslocando nossas pequenas almas para um universo maior, o lugar das alegrias existenciais, onde podemos nos beneficiar da áurea divina. Há músicas que escutamos com os ouvidos e delas extraímos alguma informação ou emoção, mas há outras que são meros mistérios dialogados no centro da alma, numa língua, numa sensação e num diálogo que a melodia transcendental ou imanente não revela ao corpo, permanecendo na alma...
A música tem sua jornada entre o profano e o sagrado, entre o simples e o diverso, entre o revelado e o mistério, podendo conduzir uma alma ao inferno ou na direção de Deus. Ela tem uma estrutura mais complexa, sagrada, transparente e poética que qualquer outra forma de condução ao divino. Foi certamente a principal obra deste universo inexplicável. Parece ser um lugar onde o ser humano pode se encontrar com Deus... para comemorar a experimentação frutuosa da felicidade.

Por MAGNO HOLANDA


FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA. 


AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL

sexta-feira, 20 de maio de 2016

... SE PEGAREM VOCÊ





Minha gente, vivemos em um mundo escuro, disfarçado e hipócrita num certo aspecto. Quero acrescentar que não utilizo o termo “hipócrita” com juízo de valor. Faça-o você, se achar interessante. Aqui o termo é neutro em si mesmo. Apenas a ação intencionada é que o desvendará. Mas quem julgará os segredos do coração. Isso é muito difícil, minha gente. Por vezes fazemos leitura totalmente errada das pessoas e dificilmente queremos admitir os nossos erros, pois queremos manter uma imagem de superioridade, não é mesmo? Por isso vivemos nos escondendo o tempo todo e o que mais mostramos na vida não passa de uma imagem montada para o paco da vida.
 Sim, inventamos toda sorte de gente, durante as experiências vividas, que na verdade não há em nós, não na essência, mas apenas na exterioridade. Mas, como em tudo que fazemos ou deixamos de fazer, em tudo que dizemos ou deixamos de dizer, informamos algo a nosso respeito, então, em meio a uma multidão de interpretações distorcidas de nosso ser, há aquela que pode ser verdadeira e que nem mesmo sabemos a esse respeito, por isso, às vezes nos pegamos de boquiaberto, pasmos com revelações proféticas de terceiros a nosso respeito. Parece que a outra pessoa está lendo algo de nossa alma que desconhecemos ou está tendo acesso a coisas que escondemos profundamente, ou por medo ou por maldade mesmo. Por mais que nos escondemos, um dia alguém poderá nos revelar... nos descobrir. O maior desejo das pessoas e suas aventuras é viver a vida sem ser descoberto. Aplaudimos, por hábito, as exterioridades das pessoas como se aquilo fosse realmente elas, na sua essência. Elas não são exatamente aquilo. Elas se tornaram aquilo, de tanto repetir aquela imagem para a sociedade.

 Então, meu caro amigo, sendo sabedor de que a vida em qualquer espécie ou tempo, transpira comunicação, revelação das mais profundas, tenha consciência que um dia alguém poderá te descobrir, te pegar, e você poderá passar a ser escravo ou fã do mesmo, pois aquele ser foi capaz de retirar-te de dentro de si. Mas, muito cuidado, pois aquele ser poderá também está te engando te apresentando um personagem que não é  você. Vemos esse processo dentro da religião e da política. O único conselho que te dou é que pacientemente tente se descobrir e procure melhorar-se sempre... devagar e sempre!

 Por MAGNO HOLANDA

sexta-feira, 6 de maio de 2016

A JORNADA






Há muitas pessoas extraordinárias em todas as religiões modernas e tradicionais que mantem sempre sua inquestionável postura “santa” para que os examinemos e os achemos irrepreensíveis. Neles podemos enxergar a presença de crenças tradicionais e históricas que já não conseguem sobreviver a nosso tempo atual por pertencer a outro momento da história humana. Além da presença de guardiões de mandamentos do início do mundo, temos pessoas que preferem estar voltadas a uma experiência mais marcante, carregando seus corações de amor a Deus e ao próximo e que reduz tantos dogmas religiosos. Cristo reduziu os dogmas em apenas dois.
Todos esses modelos que ostentam as cores da bandeira de suas velhas religiões ”vinho novo em odres velho”, estabelecidos a fim de apresentar uma experiência espiritual que deve ser seguida pelos demais por livre e espontânea pressão, impedindo a sua própria experiência com Deus. São meras experiências incompletas que constroem apenas uma imitação de outra pessoa e oculta a sua espiritualidade original.
Na jornada espiritual há muitas pessoas passando por provação e, a cada passo dado em seu caminho, percebe as imagens invisíveis aos olhos físicos, religiosos e míticos que poderão ajudá-las ou não a alcançar um melhoramento espiritual e um objetivo de felicidade, ou seja, o seu céu. Há também em meio a sua jornada os momentos do sagrado em que nos voltamos para a veneração de um culto interior a Deus, onde, mesmo em meio ao vale escuro do subconsciente, tentamos oferecer nossas boas atitudes e louvores, pois é desta forma que alcançaremos um lugar mais alto em relação aos demais da sociedade, estaremos trilhando em direção a Deus e a divinização.

MAGNO HOLANDA


domingo, 17 de abril de 2016

ATRASADOS NO TEMPO: RETARDAMENTO MENTAL





Meus caros amigos, a vida humana tem se tornado muito veloz ao longo do tempo, de forma tal que às vezes não conseguimos alcançar seu ritmo. Quando me refiro à velocidade, não estou falando apenas da velocidade do corpo e de suas relações materiais com outros corpos [todos os seres humanos ou não], mas também da velocidade ocorrida na alma, em nossa psique. Esse fenômeno vem se desenvolvendo a cada dia que se passa, afetando e sendo afetado, de imediato e ao longo prazo, de forma que vivemos numa correria louca para alcançar certos patamares da vida humana, porém há, certamente, efeitos sobre a mente humana como o fenômeno psicológico, SPA [ Síndrome do Pensamento Acelerado] tanto falado pelo mestre Augusto Cury. Esse processo de aceleração do corpo e da alma exigido pelas culturas no tempo assemelha-se aos efeitos dos anabolizantes. As pessoas estão cada vez mais inchadas, mas a maturidade e a sabedorias destas fica lá atrás no tempo, pois estes são fenômenos da calmaria, observação, experimentação e equilíbrio da alma.
Por vários motivos, entre eles o genético e o espiritual, muitos indivíduos não conseguem andar no mesmo ritmo de sua sociedade. Olhando para eles, parece que estão parados no tempo, mas ao mesmo tempo nos questionamos se eles estão na velocidade correta e nós, seres corredores, angustiados da vida,  é que estamos destoados no tempo. Também quero acrescer aqui o jogo teatral das aparências em que pessoas se mostram avançadas quando são retardadas, ou seja, se mostram maduras quando são infantis. Você, caro amigo leitor, deve conhecer algum fulano assim, não é mesmo?
O retardamento mental pode afetar todas as áreas da atividade humana ou apenas uma ou outra. Ou seja, um indivíduo pode ser um ótimo profissional, maduro e equilibrado, porém em outros setores de sua vida, como a vida sentimental e profissional, agir de forma infantil.
Não vou deter-me nos casos plurais, pois seria coisa para livro, mas devo focar nos casos naturais, mas também sendo o mais breve possível. Nos casos naturais, o indivíduo, por força da natureza e outras potências, tem seu amadurecimento mental retardado, de forma que o corpo está sempre à frente da mente, tipo um adolescente com mente de criança ou um adulto que vive feito um adolescente. Esse processo muitas vezes é negado por ações externas, mas confessado em ações interiores, nos conflitos, nos desejos, nos sonhos, nas lembranças e nos desejos de lembrança e desejo de retorno de uma etapa passada ou mesmo a uma repetição da história. Muitas vezes reclamamos e rimos do comportamento deles, mas, em muitos casos, eles não podem fazer nada a respeito. Sendo assim, não há razão para nos queixarmos e nem para rirmos. Eles, na maioria dos casos, não possuem autonomia para fazer escolhas diferentes, mesmo que nós pensemos diferente disso.
 Todas as pessoas estão presas ao tempo ou são de certa forma saudosistas, principalmente da infância, como diz o poeta “Ah, que saudade que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais”. A intensidade desse saudosismo varia de pessoa a pessoa, de momento a momento. Dependendo do volume de energia experimentado pelo indivíduo, essa experimentação de um tempo passado através das lembranças, poderá se tornar uma prisão no tempo.
Algumas pessoas ficam presas às sensações e amores do passado de tal forma que parece que não há e nem haverá encanto, amor e poesia da vida semelhante ao de outrora. Eles amam mais o passado do que o presente. Andam para trás! Mas não julgo como algo mau, mas apenas penso o processo, pois talvez apenas lá, naquele lugar distante e passado é que eles sejam capazes de amar e ser feliz. Eles não são capazes de amar aqui e agora, então, meu amigo não os prenda a um tempo que não os fazem felizes. Isso é muito pessoal, sabia? Boa parte deles termina, na fuga da tristeza do amor platônico, amando por amar, porém sempre presos por dentro à utopia de si e de sua história, do encanto e do tempo. Enquanto não se libertam, vivem suas angústias e arrependimentos e desentendimentos com a vida por não lhes proporcionar a possibilidade de viver seu encanto. Eles têm a sensação de que a vida e a poesia escaparam-lhes por entre os dedos.
As pessoas que vivem ao redor do retardado, amigos, colegas, familiares e comunidade, o pressionam, impondo seu comportamento mental como problema, que talvez nem seja, a não ser que afete a terceiros. Esse tipo de pessoa desenvolve temas e pensamentos peculiares, ora sadios e benéficos, ora danosos a si e a sociedade.  Em alguns casos até conseguem ser convencidos de seu atraso mental e comportamental, porém isso não significa que conseguirá ser diferente de si para ser igual à sociedade. Em outros tantos casos, a pessoa não acredita ser errado e segue sua vida de sua maneira, ou seja, da maneira como tinha de viver e ser, na sua velocidade, no seu tempo e nas suas reminiscências, dentro daquilo que a vida lhe propõe. Mas será que deveria ser daquela forma ou deveria viver de outra forma mais intensa? Viver diferente poderia até proporcionar uma vida melhor, mas isso significaria agressão a sua vida e batalha intensa, tornando a vida sofredora no presente. Talvez a calmaria e conformação com seu jeito de ser sejam mais interessantes, sendo essa decisão pessoal, quando é possível.
... mas independente do processo que estejamos experimentando, é importante que  pensemos um pouco sobre se é preciso reduzir ou aumentar a velocidade, porém com muita cautela e sem grandes cobranças.


Por MAGNO HOLANDA

sábado, 2 de abril de 2016

MAIS IMPOSTOS E A ESCRAVIDÃO SOCIAL





Caro amigo leitor, veja em que situação nos encontramos, em plena modernidade. Lá atrás, num tempo distante, olhávamos para o futuro e pensávamos que evoluiríamos. Sim, e de fato evoluímos, intelectualmente, tecnologicamente, cientificamente, entre outros ...mentes, mas interiormente caímos, sobretudo na alma, onde definhamos como nunca antes. Estamos, enquanto cidadãos e coletividade, atrofiados! Se você, meu amigo, olhar para trás verá que as canalhices de um passado distante, como na era medieval, continuam acontecendo hoje, de forma multiplicada e desenvolvida. Continuamos sendo explorados e roubados por nossos senhores, que mentem descaradamente!
Já na época do grande Rei Salomão havia exploração através de impostos. Quem não lembra a exploração financeira de Salomão para conseguir construir seu palácio e o templo! Na idade da escuridão, idade média, período que deveria ser de iluminação espiritual devido a forte influência religiosa, foi tão pobre, espiritual e socialmente, quanto outros tantos momentos escuros da história da humanidade. Lá a igreja e o Estado roubavam os pobres camponeses e exploravam até deixá-los a mendigar pelas ruas. Cobrava-se até pelo perdão, tudo em nome de Deus! A igreja instituiu o dízimo e permitiu que o Estado também o cobrasse, mas em troca o estado deveria ajudá-la a expandir-se! Ego puro!
 No momento presente, temos o Brasil como exemplo desse comportamento doentio de governantes políticos. O país que mais arrecada no planeta vive sem dinheiro.  O dinheiro no Brasil evapora-se como água do mar. Se você perguntar a algum Petista, tipo Lula e Dilma, dirão Não sei. Se perguntar ao Chicó, do Auto da compadecida, ele dirá Não sei. Só sei que foi assim”, se perguntar a Sergio Cabral, também não sabe. Esta última fala talvez seja mais convincente. Falando sério! Mas como assim? Não deveríamos estar com altas reservas e com bons serviços prestados à população? Ah, então já sei! O Brasil não tem dinheiro porque investe na educação, na segurança, na ciência, na saúde! Não mesmo! Simplesmente, sendo o maior arrecadador de impostos do planeta, vivemos endividados e sem recursos financeiros para investir no melhoramento da sociedade brasileira. De vez em quando apareceram uns trocados, mas aí demos a Cuba, Bolívia, Venezuela e outros países com regime ditador.

Dinheiro, há sim. Pagamos impostos por tudo. Só falta cobrar pelo ar que respiramos.  Cerca de 40% do valor dos produtos são impostos, por isso os produtos saem tão caros para nós. No Brasil há quase cem impostos. Sugam o dinheiro brasileiro! Vampiros diabólicos! Olhe os descontos de seu salário! Você paga até por sindicato que você não participa. Você passa a vida toda pagando o INSS para se aposentar à beira da morte. Uma amiga se aposentou num dia e no outro morreu! Enquanto isso, nossos representantes estão cada vez mais ricos. Diga-se muito bem sobre isso o Lula e a família.
Dinheiro,há sim para investir, mas o que não há é equilíbrio moral, maturidade e honestidade no trato do bem público. Nossos representantes são tolos! Eles querem roubar o máximo que puderem, tentando acumular um bem que não levarão, ou talvez pensem em subornar alguém para entrarem no céu. A maior tolice e infantilidade deles é que constroem um império do caos para a geração futura em que seus descendentes irão viver. Estão construindo uma sociedade cada vez pior e mais escura.
 Mas como vou cobrar honestidade de um político se eu for corrupto? Esse é o dilema maior! O povo se vende, prostitui seu voto e sua cidadania por um trocado e, depois reclama que os políticos não prestam. É melhor olharmos no espelho da vida para percebermos em que nós temos errado nesse processo, também. Outro dia escutei a mulher vendendo o seu voto por 15 reais de crédito da oi. Minha filha, lá em casa tem 05 votos que serão seus se colocar 15 reais de crédito oi. Que vergonha! Eles nos roubam e com o dinheiro roubado nos compram. Eles não são eleitos. Eles compram sua eleição! Estamos construindo uma cultura corrupta.
Veja, meus amigos, os roubos de Collor, que hoje é representante político quando deveria estar na cadeia, foram milionários. Esse dinheiro deveria ter sido investido no bem estar social. Veja também os roubos do PT [Lula, Dilma, Dirceu, Genuíno e parceiros como Collor, Sarney, Haddade, Maluf entre outros gangsteres da sociedade brasileira], considerado o maior da história da humanidade. Hoje vivemos uma crise simplesmente porque os empresários têm receio de investir num país com tanta corrupção. Quem hoje colocaria seu dinheiro na Petrobras? Você colocaria? Mas mesmo sabendo disso, nós reelegemos Dilma. A culpa é só dela e do bando dela? Claro que não, minha gente! Somos participantes disso também! Eles pagaram o dinheiro da transposição do rio São Francisco e jogaram naquela copa ridícula, a mais cara e corrupta de todas as copas [mais cara do que as 3 últimas copas juntas]. Hoje vemos cidades bebendo lama por falta de água. Minha gente, eles fizeram o que os políticos fazem há séculos. A velha política do pão e circo. E nós, como tolinhos caímos no mesmo conto. O ditado popular diz que bater com a cara na parede é normal. Duas vezes é burrice! O melhor da pior das copas é que a cereja do bolo foi o 7x1 da Alemanha sobre o Brasil. Foi uma vergonha total! Principalmente, ouvir os caras dizendo que diminuíram a intensidade do jogo para não fazer mais gols. E agora, José? Depois dessa festinha amarga, colhemos sofrimentos e mais roubos!

O interesse do governo central e dos periféricos é aumentar cada vez mais os impostos, e diminuir a qualidade dos benefícios sociais, enquanto isso, aumentam seus próprios benefícios de forma absurdamente legal, bem como através do atos de corrupção. Não, meu amigo leitor, não podemos aceitar isso calado. Veja bem, a pessoa em quem você votou é a favor de mais impostos? Seu político tem se mantido ético e lutado contra a corrupção? Quais os projetos de bem social que ele traz? Caro amigo, sei que você é muito inteligente e que pode pensar no seu bem e de sua sociedade. Também sei que você quer o melhor atendimento médico para a população, principalmente para nossos velhinhos e nossas crianças, não é isso? Também acredito que há interesse seu numa boa educação e segurança para as pessoas que você ama, não é isso? Então caro amigo leitor, esforce-se um pouco mais e, mesmo em meio a tanta corrupção, tente votar em pessoas corretas. Não faz mal se ele te decepcionar. Mal faz se, descobrindo que seu político é um canalha, você persistir em defendê-lo e continuar a apoiá-lo. Além dessas prerrogativas do voto, enquanto cidadão, você pode apoiar as pessoas de bem na sua luta social de alguma forma, seja pouco ou muito intensa, mesmo que seja através de um compartilhamento, palavra de apoio ou mesmo uma oração.

Ninguém aguenta mais tanto imposto. O nosso salário não dá pra se manter. Com 10 reais você é capaz de comprar apenas um açúcar e um café, a gasolina, a água e a energia cada vez mais caros. As empresas já apelam para furtar de alguma forma a receita federal, pois não conseguem sobreviver com tantos impostos. Ilegal, sim, mas no padrão ético e social, não. O cara não vai sobreviver se ficar assim, então, meu caro amigo cidadão, leve suas ideias para seu candidato, se ele não estiver de acordo então vote num que acolha aquilo que for melhor para a sociedade e que explore menos o povo. Lutemos por menores impostos, menos governo e melhores serviços públicos. A mudança de uma sociedade pode começar no indivíduo, acredite nisso.
 Grande abraço!

 Professor MAGNO HOLANDA