Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SENSUALIDADE E VIRTUDE


Por MAGNO HOLANDA

     Olá pessoal! A exposição corporal tem crescido rapidamente no mundo moderno. Antes mostrava-se um pouco disso ou daquilo, algo mais discreto, depois passou-se a uma sensualidade mais vulgar e hoje se tornou tão normal até a nudez, em alguns casos com crianças, que não se sabe mais definir os limites do sensual e do escroto ou banal. Aqui não tenho a pretensão de achar bom ou ruim, de aprovar ou condenar, mas apenas de refletir as atuações e intenções dessa nudez no mundo contemporâneo.
     Em um passado distante, as mulheres viviam empacotadas, mas sempre com algum detalhe a mostra, por exemplo, detalhes do seio, isso variando de cultura a cultura. O corpo sempre foi alvo da sensualidade voltado tanto para o sagrado como também para o profano. Com o passar do tempo as coisas foram sendo cada vez mais mostradas, sempre, parece-me, com a intenção de mostrar o poder de sedução de seu corpo. Podemos notar moças com roupas que expõem quase que completamente seus detalhes e suas curvas provocantes... Interessantes? Não é apenas mostrar a sensualidade pela sensualidade, mas mostrar poder, sedução, domínio, privilégio e exposição de objeto a ser trocado, alugado ou vendido, dentro das relações sociais. 
     A ciência está voltada para o melhoramento corporal e da aplicação de juventude ao mesmo. As academias estão repletas de pessoas de todas as ideias em busca de saúde e de um belo corpo. Até mesmo senhoras e crianças estão nessa atividade, uma querendo retardar o envelhecimento e outra querendo antecipar sua atividade sensual e sexual. Até mesmo os hábitos alimentares estão transformados. Muitas frutas, principalmente as que provocam maior excitação e evolução da massa corporal, como banana, amendoim, maçãs etc. estão em evidência.
     O que dizer do jovem adolescente que publica na internet fotos nu ou seminu em poses sensuais? A troca de informações corporais e de orgasmos por meio da net tornou-se muito intensa com fotos e imagens ao vivo. Mas há um perigo de que essa exposição sensual possa atrair um pedófilo, ou que tenham essas fotos divulgadas em sites de pornografia. Alguém pode vender teu corpo sem que você saiba.
     Com a exposição do corpo hoje, em meio a esse capitalismo tão intenso, se faz a vida na prostituição como profissão para conseguir um lar, um emprego, melhor salário, espaço na mídia etc. É um prazer, consciente ou inconsciente, para a mulher saber que os homens a desejam, talvez isso não em função deles, mas em função das mulheres que a rodeiam. Sentir-se desejada pelos homens e invejada pelas mulheres é tudo para o ego feminino. Lembre-se de que não estou fazendo juízo de valor.
      As menininhas do mundo moderno já não vestem vestidos, mas minissaias ou shortinhos sensuais. Aos dez anos de idade já se insinuam aos homens e querem mostrar seu poder. E aos 12 anos já querem fazer frente às mulheres adultas. Aos quinze anos, torna-se uma competição quase desigual em relação às mulheres maduras. Logo cedo despertam as primeiras vivências de prazer e em alguns casos de forma criminosa. Infelizmente essa exposição corporal parece provocar esse acontecimento dentro do próprio lar. Não culpabilizando quem se expõe, mas pensando no jogo de causa e efeito.
     A comercialização do corpo se dá em quase todas as esferas da sociedade moderna, seja na política, religião, futebol ou outras. A venda ou troca do corpo, mesmo que seja por um momento, por um bem maior, atua desde cedo na mente humana, pois o corpo tornou-se um instrumento de conquista, seja ela qual for. Daí poderá surgir o amor ou não. Isso tem uma significação muito plural que eu não me atreveria aqui defini-la.
     Encerro aqui minhas palavras, sendo sabedor de que o corpo é uma materialização da arte da própria existência... é a maior poesia do próprio ser. Talvez escondê-la possa provocar maior desejo e encanto, talvez exibi-lo possa provocar um encantamento maior a própria vida. Mas exibindo ou não, nunca torne seu corpo vulgar. Torne-o sempre poético.
Abraço



SE ESSA PÁGINA O AJUDOU DE ALGUMA FORMA, FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA.
AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL *Envie os comprovantes para MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR e você receberá livros do prof. MAGNO HOLANDA, quando publicados, entre outros brindes.


VISITE A PÁGINA DO PROF MAGNO HOLANDA NO RECANTO DAS LETRAS http://www.recantodasletras.com.br/autores/magnoholanda 



Nenhum comentário:

Postar um comentário