Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

EDUCADORES QUE NÃO EDUCAM



Meu caro amigo leitor, a "educação" é algo bem essencial na vida de qualquer ser humano e sociedade. Quando se trata de pessoas que lidam com a educação, com o meio escolar, então essa “obrigação” é bem maior, não é mesmo? [Acrescento aqui que não gosto de colocar professores como santos e heróis da sociedade] Mas ao adentrarmos nesse âmbito "educacional", seja de uma escola simples de bairro ou mesmo do meio acadêmico, defrontamo-nos com situações lastimosas que revelam a educação ou má educação das pessoas que trabalham ou são trabalhadas na escola. Sabe por quê? Não temos uma estrutura educacional no nosso país, mas apenas de ensino e de pouca qualidade.
Infelizmente, não é difícil qualquer que seja o indivíduo identificar os apelos à má educação existente no meio que deveria ser educacional e de cidadania. Nas escolas de bairro, percebe-se que os funcionários mal preparados, havendo exceções, não sabem comunicar-se com seus visitantes, diretrizes e alunos. Muitas vezes, são maltratados e maltratam também. Há gestores politiqueiros que não entendem nada e olham para seus colegas funcionários de cima para baixo. Vi uma diretora semi-analfabeta e outros colegas professores criticarem pejorativamente outros professores.


Alguns alunos adolescentes levam a “educação” que aprenderam em casa para a escola e lá parece que viram o Diabo. E sendo sabedores que a lei, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), protege-os e de certa forma incentiva-os em suas agressões, então resolvem jogar a educação no lixo e agem como vândalos pichando, destruindo a escola, desrespeitando funcionários entre outras ações. Vi casos em que alunos metiam as mãos nas partes íntimas das disciplinadoras. Outro caso em que o aluno bateu na colega, jogou os óculos dela no chão e pisou em cima. A diretora deu-lhe uma suspensão. A mãe dele foi à justiça e a direção escolar foi obrigada a aceitá-lo e reparar as atividades perdidas. O mais interessante é que ele olhou rindo para a Gestora escolar e disse: “olha aí, vocês vão ter que me aguentar. Quero todas as reposições”.
 Nossa! Pior que isso, só no meio "intelectual" acadêmico [ repito: com exceções]. Vá ao meio acadêmico. A Soberba começa com alguns professores que medem a educação pelo valor que o outro recebe, pelo status ou ainda segundo seus interesses pessoais. Esses mal-educados passam e não têm a disposição de desejar boa noite. Como posso chamar de educador um mal educado? Se a moça tiver um corpo bonito, atraente, sai um cumprimento, beijos e convites para eventos e bolsas estudantis, quando não tem são totalmente ignoradas. Onde estão os nossos educadores? Na geração futura? Como se boa parte dos colegas acadêmicos são insatisfeitos e/ou arrependidos com o curso na área da educação? O futuro está nas mãos de alunos que vivem se drogando e se comendo debaixo de árvores? É lamentável, mas embaixo das árvores da UEPB tem mais camisinha do que folhas. Certamente a má  educação estará garantida nas mãos de alunos que debatem soberbamente os temas trabalhados nos cursos como se soubessem explicar a vida e o universo, quando na verdade mal leram o gibi da mônica.
Um dos maiores problemas da educação está na falta de compromisso de nossos políticos que não votam leis que socorram a educação e de nossos governantes que pagam mal a professores e em alguns casos os professores trabalham e não recebem, como ocorreu aqui na Paraíba. Também não podemos deixar de lado o mau exemplo que nossos políticos dão roubando o próprio povo.
Salve a nossa educação que parece depender de pais responsáveis, poucos, e da genética de boa índole de alguns alunos.
 Abraço a todos e vamos tentar melhorar isso.

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA. 

AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL




CURTA E DIVULGUE A PÁGINA DO PROF MAGNO HOLANDA https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda





Nenhum comentário:

Postar um comentário