Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

A COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO


Meu caro amigo leitor, tudo na existência comunica. Talvez você não esteja capacitado para cognitar, entender certas comunicações, mas não significa que elas não existam. Elas estão lá à espera de seus leitores, interpretadores e significadores. Podemos pegar como exemplo a figura do conceito Deus. Não tenho o direito de definir Deus, mas parece que esse ser misterioso, transcendente, inominável e indefinível está sempre se comunicando de alguma forma, seja através da própria vida e suas manifestações fantásticas, seja através da ausência de palavras ou mesmo através dos grandes homens, não necessariamente religiosos. Tomamos como exemplo o próprio Cristo que nos trouxe uma mensagem divina, a quem ele chamara de Pai, aproximando desta forma a pessoa de Deus da pessoa humana, criando entre ambas um elo comunicativo e despertando a divindade imanente presente em cada um de nós, proporcionando, desta feita, uma comunicação consigo mesma.
Logo, Toda a natureza vive e sobrevive de comunicação. Até mesmo as grandes cobras como a cascavel dá um aviso que estamos invadindo sua área. Isso significa comunicação. O golfinhos e as baleias emitem sons para comunicar-se entre si. Quando uma geleira derrete está nos avisando do aquecimento do nosso planeta e que estamos fazendo a coisa errada, quando um país está num caos intelectual e com crise de identidade e cidadania, isso significa que a elite “inteligente” não está pensando e, desta forma destruindo seu próprio povo etc. A comunicação é essencial para a melhoria das relações.
A natureza mostra para as relações, sejam elas quais forem, que o diálogo é necessário para uma melhor qualidade existencial. É preciso imitar Deus e a natureza para que também a relação brilhe mais intensamente e encante como os tais.
Como falar em amor quando não há diálogo entre os pares? Como melhorar as relações e os conflitos existentes nelas se não afirmarem isso um ao outro? A sucessão de atos não comunicativos gera uma frustração.  Logo o crescimento das relações ocorrerá em meio aos conflitos dialogados. Ninguém pode ou deve, em meio às problemáticas existenciais das relações, guardar isso fechado para si, pois seria desumano consigo e com a relação. Abra-se e ultrapasse as barreiras de seu mundo fechado, que não te leva a lugar algum. Não tenha medo de perder, pois se vier perder é porque já não era seu.
Se através do diálogo os pares não se resolverem, dificilmente conseguirá de outra maneira. Então, meu amigo, dialogue, veja a melhor maneira de comunicar suas felicidade e inquietações, mas diga-as se entender necessário para o melhoramento da  relação.

Por MAGNO HOLANDA

FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA.

AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL


CURTA E DIVULGUE A PÁGINA DO PROF MAGNO HOLANDA                                          https://www.facebook.com/reflexoesdemagnoholanda



Um comentário:

  1. adorei o texto muito profundo e realista,oq dizer vc ja disse tudo e da maneira certa ,ate porq melhor do q o dialogo so as ATITUDES mesmo!

    ResponderExcluir