Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PORQUE SOFRER POR QUEM NÃO TE AMA?


Por Magno Holanda



Por todos os cantos desse mundo vemos pessoas depressivas por causa de uma decepção amorosa. Isso não é bom e nem saudável a pessoa alguma.  Se você, meu amigo, está passando por algo assim, então saia dessa situação chata e incômoda e passe a ter uma vida feliz e equilibrada, sempre procurando o seu bem, de uma forma inteligente e sadia. 
O que você deve fazer de imediato é sair dessa ânsia e tristeza que só fazem te diminuir. Veja como Manoel Bandeira retratou esta situação:
“Há muito o meu coração está seco
Há muito a tristeza do abandono,
A desolação das coisas práticas
Entrou em mim, me diminuindo’’.
Sentir-se muito mal por não ser correspondido ou perder alguém que você ama é natural. A angústia é tão forte que não consegue fazer mais nada e se acha insignificante e, talvez, esteja até sem sentido para viver, sem chão para pisar. Veja o que disseram os poetas sobre este dilema:
“Buscou no amor o bálsamo da vida
Não encontrou senão veneno e morte’’(Manoel Bandeira);
“Caia o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir’’(Manoel Bandeira);
“Nem mesmo sinto falta do que me completa e é quase sempre melancólico’’(Carlos Drummond de Andrade).
você não pode ficar assim a vida inteira. Não será o tempo que resolverá essa situação. você precisa resolver. o tempo pode até ajudar, mas também poderá aumentar sua dor. Isso não te ajudará. ficar de braços cruzados, sofrendo, pode te levar para uma situação pior.  Entenda o que Vinicius de Morais compreendeu quando disse:
“Minha dor é inútil
Como uma gaiola numa terra onde não há pássaros’’.
Não dá pra ficar curtindo o sofrimento, a agonia como está descrito neste verso de Luiz C. R. Couto:
''um lento
suave
sofrível
lamento
vem dentro
roendo
no peito...
vem lento,
cruento,
cinzento,
vem grave,
suave,
vem lento...”.
Não seja tolo(a)! Enquanto você sofre, o outro talvez nem lembre mais que você existe. Não adianta está sofrendo por alguém que não te ama. Sofrer não traz alguém de volta. Isso pode se transformar em um trauma sentimental. Enquanto você está curtindo seu sofrimento, o outro está feliz. O negócio é tocar a vida pra frente e procurar esquecer, pois a vida continua bela e dando muitas oportunidades para aqueles que vão em busca de vencer. 
acrescento que tenha muito cuidado pra não tentar esquece uma pessoa com outra que venha ser um problema. Tentar esquecer alguém com outra pessoa é válido, pode até ajudar, levando-a a esquecer mais facilmente e causando um alívio. Mas deve-se ter muito cuidado para não conseguir a façanha de sair de um problema e entrar em outro. 
Não pare, não desanime e continue em busca de sua felicidade, pois como diz na gíria do futebol ‘‘bola pra frente”. A vida continua e precisamos enfrentar as dificuldades e não fugir delas. Este sofrimento deve te trazer um ensino para melhorar sua vida, pois, já dizia Guerra Junqueira:
''E a lágrima celeste, ingênua e luminosa,

Tremeu, tremeu, tremeu... e caiu silenciosa!

E algum tempo depois o triste cardo exangue,
Reverdecendo, dava uma flor cor de sangue”. 
Foi assim que Luiz C. R. Couto descreveu:
''ah se eu pudesse tê-la aqui presente!
pudesse abraçá-la loucamente!
Ausente fosse à dor da agonia!...
este peito, ardente renascia,
não vivia assim... de uma utopia,
não morria assim... tão lentamente!...
Duro e triste sentimento
louco, totalmente louco!
vivo eu sempre num tormento,
Que de fé - tenho bem pouco,
De razão - bem pouco agüento
e não suporto a dor de amar!
Vou embora para pasárgada,
Vou fugir deste lugar,
Vou morar no vão do vento!”
Boa sorte e que Deus te dê luz!

Por Magno Holanda




FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA. 


AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL



SIGA PROF MAGNO HOLANDA NO TWITTER  

7 comentários:

  1. Nunca se deixa de querer a pessoa por quem realmente esteve apaixonado. Só se pode aprender a viver sem ela...

    ResponderExcluir
  2. [violet]Que podes fazer se a pessoa que te faz chorar tanto é a única que pode ajudar-te?

    ResponderExcluir
  3. "Pior que amar e não ser correspondido é amar e ser esquecido!"

    ResponderExcluir
  4. ''Se você ama alguém que te despreza,faça desse alguém uma música que você gostou e agora não faz mais sucesso''.

    ResponderExcluir
  5. é falar é facil mas na real tudo estar no querer nao adianta se torturar mas doi doi rsrsrs mas deus tem o melhor pra todos nos q somos precipitados anciosos .

    ResponderExcluir
  6. Amigos por favor me ajudem sinto tanta tristeza que ñ saio mais de casa ñ tenho amigos e se eu contar minha história aqui sera demorado,estou separada ha um ano e ñ aguente ter perdido essa pessoa eu ainda o amo muito .tenho um filho de 10 anos e esse pai o despresa isso me faz sofrer ainda mais.Sempre ouço das pessoas bola pra frente isso vai passar siga sua vida ,mais como se tudo o que eu faço de tudo o que tento eu nao consigo esquecerr essa pessoa.me ajudem ñ sei como mais me ajudem ele só me maltrada.paulafabia78@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. a maior tristeza de alguém não está em perder o outro, mas em perder a si mesmo. temos medo de nós mesmos. a indisposição de lutar e ser feliz nos entristece mais do que a aquilo que perdemos...

    ResponderExcluir