Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

JUSTIÇA BRASILEIRA: Tarda e falha! (Atualizado)




Por MAGNO HOLANDA
     
    Olá, pessoal! Vivo tentando compreender, apreender ou mesmo perceber o conceito de justiça, principalmente o conceito brasileiro. Falam-me que é ideia deste mundo, mas a cada notícia jornalística fico mais duvidoso a este respeito. Nos léxicos há definições que parecem simplistas sobre “justiça”. 

      Mas o que é justiça mesmo? Você consegue convencer alguém sobre esse conceito de justiça quando adentra na prática da mesma aqui no Brasil? A justiça dita e a praticada parecem ser duas coisas totalmente diferentes. Jesus falou que os cachorrinhos comem das migalhas da mesa de seu senhor. Já leu isso? Quando falamos de justiça, você se coloca na mesa da sociedade "igualitária" com os senhores ou como os cachorrinhos? Por que será que a justiça julgou tão rápido o caso de Rafinha Bastos, que foi muito tolo no que disse, mas não praticou o dito, e o caso do jogador Edmundo foi arquivado por que prescreveu o tempo de julgamento, mas que matou uma família inteira? Claro, Edmundo matou apenas sete pessoas. Nada demais, não é? O melhor é que malhamo o pau nas pessoas que embriagadas matam famílias, porém no caso Edmundo, calamos e não comentamos, assim como outros comentaristas. Por que Sérgio Cabral está preso, assim como o Eduardo Cunha, e o  Temer, Dirceu, José Genuíno estão livres?

      O que dizer dos juízes que têm laços mafiosos, esquemas super lucrativos na venda de “indulgências”? Os juízes assumiram o papel da igreja medieval? Claro que sim!!! Ou me conte o segredo dos ricos bandidos estarem sempre soltos e os pobres presos. Conhece o bispo Gilmar Mendes? Ele deve fazer a fala do padre do Auto da Compadecida "Seus pecados estão perdoados por antecipação, minha filha". Solta a todos. Bondade ou venda de perdão e liberdade? Advogado de luxo? A soltura de ricos deve ser direito divino, como se dizia no passado. Pobre nasceu pra ser lascado mesmo? É o boi que não conhece a força que tem?

     A justiça corre desta forma porque somos coniventes com esta safadeza toda. O cara bêbado matou a irmã e mãe, únicas parentes de um rapaz. Pagou fiança de dois mil reais, preço da vida dos outros, e foi solto. O melhor é que esse dinheiro não vai para mão do rapaz que teve suas perdas. Palhaçada!

     O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos [fonte: Wikipédia]. Onde você tá vendo direitos iguais? Isso é coisa para o Cristo, os profetas, Max etc., pregarem. Coisas de um mundo distante. O cara espancou a moça na frente de todos e saiu rindo. Nada lhe aconteceu. Onde está a justiça? Experimente bater numa celebridade que a justiça aparece. Adolescentes matam todos os dias e continuam livres e “inocentes”. Um político da região norte tinha relações sexuais com crianças, divulgado pelo jornal nacional há uns quatro anos atrás. O cara tá livre até os dias de hoje.

     O mundo só vai mudar, o conceito de justiça só será melhorado e aplicado quando a massa usar o cérebro, coisa rara, e lutar pelos seus direitos igualitários.               


Abraço a todos


SE ESSA PÁGINA O AJUDOU DE ALGUMA FORMA, FAÇA DOAÇÕES PARA A PUBLICAÇÃO DOS LIVROS DE MAGNO HOLANDA.

AGÊNCIA 1634-9 CONTA CORRENTE 35.505- 4 BANCO DO BRASIL *Envie os comprovantes para MAGNO.HOLANDA@YAHOO.COM.BR e você receberá livros do prof. MAGNO HOLANDA, quando publicados, entre outros brindes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário